1.DA CAMPANHA


Esta campanha é válida para cursos de Graduação Presencial, sendo exclusiva aos alunos ingressantes, que concorram às vagas pelo processo seletivo Vestibular Programado exclusivamente no dia 23 de novembro de 2024, desde que sejam atendidos os critérios no Edital de Processo Seletivo 2025.1.


1.1.A prova será realizada no dia 23/11, com abertura dos portões às 8h, fechamento dos portões às 8h30 e início da prova às 9h. Os locais de realização das provas são:

Unama Alcindo Cacela - Av. Alcindo Cacela, 287 - Umarizal, Belém, PA

Unama Parque Shopping - Rodovia Augusto Montenegro 4300 Sala 108, Belém, PA Unama Ananindeua - BR 316, km 3, S/N - Coqueiro, Ananindeua, PA

Unama Castanhal - Tv. Ǫuintino Bocaiúva, 1845 - Centro, Castanhal, PA

Unama Marabá - Partage Shopping Marabá - BR-230, 68507 - quadra 15 lote 10, Piso L4 - Nova Marabá, Marabá, PA

Unama Macapá - Amapá Garden Shopping, Rod. Josmar Chaves Pinto, 2141 - Km 2 - Universidade, Macapá, AP

Unama Porto Velho - Avenida Rafael Vaz e Silva, 1225, Nossa Senhora das Gracas - Porto Velho - RO

Unama Boa Vista - Av. Ville Roy, 1554 Roraima Garden Shopping - Caçari, Boa Vista - RR


2.DOS BENEFÍCIOS


2.1Os benefícios concedidos por este Regulamento são válidos, exclusivamente, para os candidatos que realizarem a prova do Vestibular Programado no dia 23 de novembro de 2024 e APROVADOS, de acordo com os critérios estabelecidos no Edital do Processo Seletivo 2025.1, E com a formalização do respectivo ACEITE ON-LINE, no Portal do Aluno, no contrato de prestação de serviços educacionais, no período de 25/11/2024 até 26/12/2024.


2.2Essa campanha pode ser alterada a qualquer momento, sem prévia comunicação.


2.3As inscrições para o vestibular acontecerão de 01 de novembro até às 23h59 do dia 20 de novembro de 2024.


3DA MATRÍCULA


3.1Para efetivação da matrícula, o candidato deverá antecipar o pagamento de parte do valor da primeira parcela da semestralidade de 2025.1. O valor a ser antecipado é de R$ 129,00 (cento e vinte e nove reais), sendo o saldo residual correspondente à primeira parcela da semestralidade pago em parcelas mensais por meio do Programa Ser Solidário, até o final do curso. Ao valor residual parcelado da matrícula não incidirá os descontos e bolsas.


3.2Para garantir o benefício do pagamento de R$ 129,00 e o parcelamento pelo Ser Solidário, o candidato aprovado precisa efetuar o pagamento da primeira parcela da semestralidade (matrícula), no prazo de até 5 dias corridos a partir da data de aprovação;

3.3.O candidato deverá efetuar o aceite contratual on line na área do candidato, dentro do prazo previsto no regulamento para manutenção de seus benefícios e deverá apresentar no ato da inscrição ou em até 30 dias após a efetivação da matrícula os documentos abaixo:


•Certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente (frente. e verso) legíveis constando o carimbo e assinatura da secretária ou diretor.


•Cédula de identidade (RG) ou CNH – Cópia Legível.


•Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou CNH – Cópia legível.


3.3.1A não apresentação dos documentos que comprovem a conclusão do ensino médio, com data anterior ao início das atividades acadêmicas previstas em calendário letivo, invalidarão a matrícula do candidato e a IES terá direito a realizar o cancelamento de qualquer vínculo do candidato.


3.3.2Não será deferido o ingresso no ensino superior de menores de 18 anos que apresentem Certificado de conclusão do ensino médio emitidos pela EJA ou supletivo.


3.3.3Para candidatos estrangeiros é obrigatório apresentação de documento traduzidos e juramentados, comprovante de residência no Brasil e passaporte e Registro Nacional de estrangeiros atualizados.


3.3.4A CNH é válida para fins de realização de matrícula, mas para efetivação da colação de Grau o aluno deverá apresentar o RG e CPF e poderão ser solicitados outros documentos para fins de expedição do diploma.


4.DAS UNIDADES PARTICIPANTES


Aplica-se essa campanha exclusivamente na(s) unidade(s) UNAMA ALCINDO CACELA, UNAMA GENTIL, UNAMA PARǪUE SHOPPING, UNAMA CASTANHAL, UNAMA ANANINDEUA, UNAMA MARABÁ, UNAMA BOA VISTA, UNAMA MACAPÁ, UNAMA PORTO VELHO.


5.DOS PERCENTUAIS DE DESCONTO


5.1.Serão concedidos descontos nas mensalidades até o final do curso, incluindo as rematrículas, de acordo com a tabela abaixo:


5.2.Visando incentivar a melhoria progressiva do desempenho acadêmico dos alunos em processo seletivo, objetivando a graduação de profissionais competentes, o grupo Ser Educacional concederá 15 bolsas de estudos para os alunos que tiverem o melhor desempenho acadêmico no Vestibular Programado que será realizado no dia 23/11/2024;


5.3As bolsas são limitadas por marca e levarão em consideração o resultado do desempenho acadêmico do aluno da seguinte forma:


5.3.1.01 (uma) bolsa integral (100% cem por cento) para o aluno que obtiver a melhor classificação geral no vestibular, de acordo com a tabela acima por IES.


5.2.2.01 (uma) bolsas de 80% (oitenta por cento) para o aluno que obtiver a 29 melhor classificação geral no vestibular, em toda IES;


5.2.3.01 (uma) bolsas de 70% (setenta por cento) para os alunos que obtiverem da 39 melhor classificação geral no vestibular, em toda IES;


5.2.4.07 (sete) bolsas de 65% (sessenta e cinco por cento) para os alunos que obtiverem da 49 a 109 melhores classificação geral no vestibular, em toda IES;


5.2.5 Para os demais classificados no vestibular serão concedidas bolsas de acordo com a campanha vigente no site do processo seletivo;


Obs: Não há previsão de bolsas o curso de Medicina;


5.3As bolsas acima somente serão concedidas, se o processo seletivo contiver no mínimo 100

(cem) candidatos presentes na aplicação da prova no dia 23/11/2024, em cada IES.


5.4Os candidatos que realizarem a prova no dia 23/11/2024 e não se classificarem entre os 10 (dez) primeiros colocados, conforme descrito no item 5.2, terão concedidos um desconto adicional de até 5% (cinco por cento) na campanha vigente no site do Processo Seletivo na data da aprovação, limitado a 70% no total da bolsa;


5.5Os regulamentos das campanhas vigentes de VESTIBULAR, se encontram no site do PROCESSO SELETIVO da Instituição de Ensino, onde será possível identificar o percentual de desconto praticado no período da aprovação, ao qual poderá ser adicionado até 5% de desconto conforme citado no item 5.4;


5.6O desconto adicional citado no item 5.4, não se aplica a nenhum outro tipo de bolsa, benefício ou desconto nem a nenhum outro tipo de ingresso (ENEM, PORTADOR DE DIPLOMA e TRANSFERÊNCIA);


5.7Caso não haja formação de turma no curso escolhido pelo contemplado pelas bolsas, eles poderão optar por usar percentual da bolsa em outro curso na mesma Unidade, desde que não esteja relacionado nas exceções deste regulamento;


5.8As bolsas não podem ser transferidas em caso de desistência do candidato classificado;


5.9Os descontos e bolsas, previstos nesse regulamento, serão aplicados a partir do 1º (primeiro) semestre de cada curso, até o final do curso, incluindo rematrícula, sendo limitado no máximo a 12 (doze) semestres;


5.10Os descontos são aplicados sob os valores previstos para pagamentos no dia 30 de cada mês, conforme valores definidos em contrato. E, para garantir o desconto, o pagamento deve ser realizado exclusivamente na primeira data de vencimento de cada boleto, sendo o dia 05 (cinco) de cada mês;


5.11Os descontos vigentes neste regulamento NÃO são cumulativos em nenhuma hipótese, com nenhum outro tipo de benefício/desconto/campanhas, campanhas DE/POR e/ou financiamento privado, como por exemplo: EDUCRED, PRAVALER, DESCONTOS DE CONVENIADOS;


5.12Em casos de aproveitamento de estudos ou qualquer alteração na grade de disciplinas previstas para o semestre, poderá haver alteração do valor da parcela mensal, considerando a cláusula contratual que trata do cálculo da mensalidade por proporcionalidade de disciplinas;


6.DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DAS PROVAS


6.1As provas terão caráter eliminatório e classificatório.


6.2O candidato deverá se apresentarno local de provas com antecedência mínima de uma hora, portando um documento de identificação com fotografia recente. As provas de conhecimento de LínguaPortuguesa, Conhecimentos Gerais e Raciocínio Lógico e Redação de caráter eliminatório.


Obs.: Será classificado o candidato que atingir no mínimo 200 pontos, desde que a nota da redação seja superior a 0,0 pontos.


6.2A prova é composta por: Uma redação em língua portuguesa com tema a ser definido pela comissão do vestibular, contendo no mínimo 20 (vinte) e no máximo 30 (trinta) linhas, essa quantidade de linhas exclui um possível título;


6.3Um caderno contendo 30 (trinta) questões de multiplica escolha, cada uma apresentando 05 (cinco) alternativas: A, B, C, D e E assim distribuídas:


6.4Os pontos atribuídos a cada redação serão registrados conforme detalhamento abaixo:

· Será eliminado o candidato que obtiver nota zero na prova de redação.


6.5Para a Prova de Conhecimentos Gerais será fornecida o cartão resposta personalizado na qual deverão ser feitas as marcações necessárias. A Redação terá folha específica e padronizada. Para fins de correção e processamento, somente serão considerados esses documentos, não tendo nenhum valor legal qualquer resposta, marcação ou escrita, feita na própria prova ou em rascunhos.


6.6O cartão resposta e a folha de redação que não forem devolvidas aos fiscais de sala, quando do encerramento de cada prova, não serão consideradas para efeito de correção e processamento.


6.7É de exclusiva responsabilidade do candidato o recebimento; a conferência de seus dados e opções; e a marcação correta em seu cartão-resposta.


6.8Ǫualquer reclamação ou correção somente será aceita durante o horário de realização da prova.


6.9O não atendimento ou inobservância dessas condições poderá resultar na eliminação ou reprovação do candidato no Processo Seletivo.


6.10Não haverá revisão, recontagem de pontos, vistas de quaisquer planilhas da prova ou do resultado final do Processo Seletivo.


7.DA CLASSIFICAÇÃO


7.1 Serão considerados classificados os candidatos aprovados dentro do limite de bolsas fixado neste Edital, respeitadas, rigorosamente, as etapas do Processo Seletivo, a prioridade de opção e a ordem decrescente do total de pontos obtidos nas duas provas, cujo valor máximo será de 1000 (hum mil) pontos.


Em caso de empate, terá preferência o candidato que obtiver maior número de pontos na Prova de Redação. Persistindo o empate, terá prioridade o candidato mais idoso.


8.PROGRAMA


8.1 Para assegurar a qualidade dos instrumentos de avaliação e sinalizar para o candidato as competências e habilidades que ele precisará demonstrar, foi desenhada uma Matriz de Competências e Habilidades associada ao conteúdo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Para a construção da Matriz foram considerados os conhecimentos subjacentes a cada área do conhecimento, delimitando o nível de abordagem das questões, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei 9394/96).


EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento)


I.Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.


II.Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.


III.Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações- problema.


IV.Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.


V.Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.


Objetos de conhecimento associados às Matrizes de Referência


1.Linguagem, Códigos e suas Tecnologias


•Estudo do texto: as sequências discursivas e os gêneros textuais no sistema de comunicação e informação - modos de organização da composição textual; atividades de produção escrita e de leitura de textos gerados nas diferentes esferas sociais - públicas e privadas.


•Estudo das práticas corporais: a linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade - performance corporal e identidades juvenis; possibilidades de vivência crítica e emancipada do lazer; mitos e verdades sobre os corpos masculino e feminino na sociedade atual; exercício físico e saúde; o corpo e a expressão artística e cultural; o corpo no mundo dos símbolos e como produção da cultura; práticas corporais e autonomia; condicionamentos e esforços físicos; o esporte; a dança; as lutas; os jogos; as brincadeiras.


•Produção e recepção de textos artísticos: interpretação e representação do mundo para o fortalecimento dos processos de identidade e cidadania – Artes Visuais: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade. Teatro: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação. Música: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação. Dança: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação. Conteúdos estruturantes das linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), elaborados a partir de suas estruturas morfológicas e sintáticas; inclusão, diversidade e multicultural idade: a valorização da pluralidade expressada nas produções estéticas e artísticas das minorias sociais e dos portadores de necessidades especiais educacionais.


•Estudo do texto literário: relações entre produção literária e processo social, concepções artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos -produção literária e processo social; processos de formação literária e de formação nacional; produção de textos literários, sua recepção e a constituição do patrimônio literário nacional; relações entre a dialética cosmopolitismo/localismo e a produção literária nacional; elementos de continuidade e ruptura entre os diversos momentos da literatura brasileira; associações entre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário em seus gêneros (épico/narrativo, lírico e

dramático) e formas diversas.; articulações entre os recursos expressivos e estruturais do texto literário e o processo social relacionado ao momento de sua produção; representação literária: natureza, função, organização e estrutura do texto literário; relações entre literatura, outras artes e outros saberes.


•Estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos: recursos expressivos da língua, procedimentos de construção e recepção de textos - organização da macroestrutura semântica e a articulação entre ideias e proposições (relações lógico-semânticas).


•Estudo do texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos: argumentação: tipo, gêneros e usos em língua portuguesa - formas de apresentação de diferentes pontos de vista; organização e progressão textual; papéis sociais e comunicativos dos interlocutores, relação entre usos e propósitos comunicativos, função sociocomunicativa do gênero, aspectos da dimensão espaço- temporal em que se produz o texto.


•Estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa: usos da língua: norma culta e variação linguística - uso dos recursos linguísticos em relação ao contexto em que o texto é constituído: elementos de referência pessoal, temporal, espacial, registro linguístico, grau de formalidade, seleção lexical, tempos e modos verbais; uso dos recursos linguísticos em processo de coesão textual: elementos de articulação das sequências dos textos ou à construção da micro estrutura do texto.


•Estudo dos gêneros digitais: tecnologia da comunicação e informação: impacto e função social - o texto literário típico da cultura de massa: o suporte textual em gêneros digitais; a caracterização dos interlocutores na comunicação tecnológica; os recursos linguísticos e os gêneros digitais; a função social das novas tecnologias.


2.Matemática e raciocínio lógico


•Conhecimentos numéricos: operações em conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais e reais), desigualdades, divisibilidade, fatoração, razões e proporções, porcentagem e juros, relações de dependência entre grandezas, sequências e progressões, princípios de contagem.


•Conhecimentos geométricos: características das figuras geométricas planas e espaciais; grandezas, unidades de medida e escalas; comprimentos, áreas e volumes; ângulos; posições de retas; simetrias de figuras planas ou espaciais; congruência e semelhança de triângulos; teorema de Tales; relações métricas nos triângulos; circunferências; trigonometria do ângulo agudo.


•Conhecimentos de estatística e probabilidade: representação e análise de dados; medidas de tendência central (médias, moda e mediana);desvios e variância; noções de probabilidade.


•Conhecimentos algébricos: gráficos e funções; funções algébricas do 1.º e do 2.º graus, polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas; equações e inequações; relações no ciclo trigonométrico e funções trigonométricas.


•Conhecimentos algébricos/geométricos: plano cartesiano; retas; circunferências; paralelismo e perpendicularidade, sistemas de equações.


3.Conhecimentos gerais e Ciências Humanas.


•Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade - Cultura Material e imaterial; patrimônio e diversidade cultural no Brasil. A Conquista da América. Conflitos entre europeus e indígenas na América colonial. A escravidão e formas de resistência indígena e africana na América. História cultural dos povos africanos. A luta dos negros no Brasil e o negro na formação da sociedade brasileira. História dos povos indígenas e a formação sociocultural brasileira. Movimentos culturais no mundo ocidental e seus impactos na vida política e social.


•Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado - Cidadania e democracia na Antiguidade; Estado e direitos do cidadão a partir da Idade Moderna; democracia direta, indireta e representativa. Revoluções sociais e políticas na Europa Moderna. Formação territorial brasileira; as regiões brasileiras; políticas de reordenamento territorial. As lutas pela conquista da independência política das colônias da América. Grupos sociais em conflito no Brasil imperial e a construção da nação. O desenvolvimento do pensamento liberal na sociedade capitalista e seus críticos nos séculos XIX e XX. Políticas de colonização, migração, imigração e emigração no Brasil nos séculos XIX e XX. A atuação dos grupos sociais e os grandes processos revolucionários do século XX: Revolução Bolchevique, Revolução Chinesa, Revolução Cubana. Geopolítica e conflitos entre os séculos XIX e XX: Imperialismo, a ocupação da Ásia e da África, as Guerras Mundiais e a Guerra Fria. Os sistemas totalitários na Europa do século XX: nazi- fascista, franquismo, salazarismo e stalinismo. Ditaduras políticas na América Latina: Estado Novo no Brasil e ditaduras na América. Conflitos político-culturais pós-Guerra Fria, reorganização política internacional e os organismos multilaterais nos séculos XX e XXI. A luta pela conquista de direitos pelos cidadãos: direitos civis, humanos, políticos e sociais. Direitos sociais nas constituições brasileiras. Políticas afirmativas. Vida urbana: redes e hierarquia nas cidades, pobreza e segregação espacial.


•Características e transformações das estruturas produtivas - Diferentes formas de organização da produção: escravismo antigo, feudalismo, capitalismo, socialismo e suas diferentes experiências. Economia agro-exportadora brasileira: complexo açucareiro; a mineração no período colonial; a economia cafeeira; a borracha na Amazônia. Revolução Industrial: criação do sistema de fábrica na Europa e transformações no processo de produção. Formação do espaço urbano- industrial. Transformações na estrutura produtiva no século XX: o fordismo, o toyotismo, as novas técnicas de produção e seus impactos. A industrialização brasileira, a urbanização e as transformações sociais e trabalhistas. A globalização e as novas tecnologias de telecomunicação e suas consequências econômicas, políticas e sociais. Produção e transformação dos espaços agrários. Modernização da agricultura e estruturas agrárias tradicionais. O agronegócio, a agricultura familiar, os assalariados do campo e as lutas sociais no campo. A relação campo- cidade.


•Os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente - Relação homem-natureza, a apropriação dos recursos naturais pelas sociedades ao longo do tempo. Impacto ambiental das atividades econômicas no Brasil. Recursos minerais e energéticos: exploração e impactos. Recursos hídricos; bacias hidrográficas e seus aproveitamentos. As questões ambientais contemporâneas: mudança climática, ilhas de calor, efeito estufa, chuva ácida, a destruição da camada de ozônio. A nova ordem ambiental internacional; políticas territoriais ambientais; uso e conservação dos recursos naturais, unidades de conservação, corredores ecológicos, zoneamento ecológico e econômico. Origem e evolução do conceito de sustentabilidade. Estrutura


internada terra. Estruturas do solo e do relevo; agentes internos e externos modeladores do relevo. Situação geral da atmosfera e classificação climática. As características climáticas do território brasileiro. Os grandes domínios da vegetação no Brasil e no mundo.


REDAÇÃO


A proposta da Redação é elaborada de forma a possibilitar que os participantes, a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos, realizem uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural, produzindo um texto de tipo dissertativo-argumentativo.

9.DISPOSIÇÕES GERAIS


9.1A publicação da classificação do Vestibular Tradicional realizado no dia 23/11/2024 será divulgada pela Diretoria da Unidade em até 7 (sete) dias após a realização do mesmo e estará disponível na Unidade;


9.2Em caso de empate a bolsa será concedida para o candidato que primeiro realizou a inscrição no Vestibular Programado para o dia 23/11/2024;


9.3O candidato é responsável por garantir todas as informações e documentações exigidas em Processo Seletivo, devendo cumprir os prazos estabelecidos desta campanha de desconto e no Edital do Processo Seletivo 2025.1, citados neste regulamento;


9.4O candidato aprovado deve efetivar o aceite on-line do contrato, exclusivamente no site do processo seletivo para a garantia dos seus descontos e efetivação de sua matrícula;


9.5Candidatos com vínculo anterior nos últimos 12 (doze) meses com quaisquer instituições do grupo Ser Educacional não serão contemplados nesta campanha;


9.6Candidatos com pendências financeiras provenientes de vínculos anteriores em qualquer instituição de ensino do Grupo Ser Educacional, deverá quitar suas pendências para efetivação de sua nova matrícula e garantia dos benefícios previstos neste regulamento.


9.7Caso o beneficiário faça adesão à presente campanha e no futuro venha a conseguir outro tipo de benefício, descontos e/ou financiamento privado, deverá fazer a opção por apenas um deles, em razão dos descontos não serem cumulativos;


9.8Perderá automaticamente o benefício (desconto) desta campanha, o aluno que não realizar a renovação de matrícula dentro do prazo estabelecido em calendário acadêmico da Instituição de Ensino (IES);


9.9Perderá automaticamente o benefício (desconto) desta campanha, o aluno que efetuar trancamento, cancelamento, abandono do curso, transferência de Unidade, alteração de Modalidade, Curso e/ou turno;


9.9Para concessão dos benefícios previstos neste regulamento o aluno terá que preencher todos os requisitos acima descritos;


9.10Este regulamento revoga todos os regulamentos anteriores que tratam desta campanha;


9.11O candidato, uma vez selecionado e aprovado, tem ciência e aceita os termos e valores constantes no contrato de prestação de serviços Educacionais, não podendo alegar imprevisão ou


revisão contratual em razão do Covid-19 e/ou qualquer outro motivo, aceitando o valor proposto para a prestação do serviço, que não será alterado. Tendo conhecimento ainda de que as aulas teóricas poderão ser ministradas de forma remota, de acordo com a orientação do MEC, sem que isso se constitua como alteração do contrato.


9.12Casos omissos no presente regulamento serão dirimidos pelo CONSU – Conselho Diretivo das Unidades.


REGULAMENTO DE CAMPANHA - INGRESSANTE 2025.1
GRADUAÇÃO PRESENCIAL – VESTIBULAR PROGRAMADO 23/11/2024 - UNAMA